terça-feira, 5 de maio de 2015

Dia 1 - Gênesis: obra do braço

- Pra que tanta corda?

Esta foi uma das perguntas que me fizeram quando disse sobre a minha intenção de construir uma guitarra de 12 cordas. Desde o ano passado, vinha pensando muito sobre o que fazer quando chegasse essa hora. Aliás, melhor falar sobre esse período antes de qualquer coisa. Há quase 1 ano, comecei a fazer o curso de luthieria da B&H, em São Paulo/SP, motivado pela vontade de saber como cuidar melhor dos meus adoráveis instrumentos de trabalho. O primeiro módulo tratou sobre manutenção e regulagens de uma forma geral. O segundo é este que começou hoje: o objetivo é construir um instrumento de cordas com corpo sólido do começo ao fim!

Sempre tive em mente de que se um dia fosse construir uma guitarra, ela que teria que ser diferente. Não necessariamente exótica, mas algo menos comum do que encontramos por aí. Por muito tempo, pensei em desenvolver um projeto com alavanca tipo Floyd Rose, algo na linha da MusicMan Axis, por se tratar de um instrumento diferente dos que tenho disponível. Nunca me convenci totalmente que esse era o formato, porque é possível encontrar facilmente uma guitarra dessas no mercado. Já uma 12 cordas não é algo tão comum assim. Sua sonoridade peculiar pode ser apreciada em clássicos do rock como A Hard Day's Night (The Beatles), Hotel California (The Eagles), Stairway To Heaven (Led Zeppelin), entre outros. Depois de muito pesquisar, decidi fazer algo parecido com as Rickenbacker 620 e 660.



Será que dá?


Mãos à obra

Depois de coletar algumas imagens para referência, o primeiro passo foi começar a preparar a madeira do braço da guitarra, que será de marfim. O professor Márcio Benedetti me auxilou operando a máquina para fazer um nivelamento inicial.


Máquina perigosa!

Depois de pronta, a parte mais larga trabalhada.


Professor fez piada com meu nome.

Agora é hora de começar a marcar o tamanho do braço, usando como referência um molde que tem o mesmo tamanho de escala que minha guitarra terá: 24 3/4", assim como as Gibson e os próprios modelos que estou me baseando.


O headstock (mão) será diferente.


Desenhando o headstock, a madeira será cortada e já ficará com parecida com um braço de guitarra. Trabalho para semana que vem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário