terça-feira, 23 de junho de 2015

Dia 8 - Medir e desenhar

Como não possuo a planta para desenhar o formato do corpo em papel vegetal, foi necessário vetorizar e imprimir uma foto da guitarra em tamanho real. A referência foi o tamanho da escala (24.75"), que é a distância entre a pestana (onde as cordas são apoiadas entre a mão e o braço) e a ponte (peça instalada no corpo onde passam as cordas). A proporção não ficou exata, mas por enquanto, serve para fazer um primeiro contorno.


Bem que eu tinha achado que ficou menor...

Como o professor Marcio não esteve presente, o substituto Saulo me orientou a trabalhar em detalhes que são inerentes a qualquer projeto como o meu, sem que possa ir contra alguma outra indicação do titular. Mas, antes, vamos cortar, tupiar e lixar a escala.


  
Com o auxílio do professor nas "máquinas mortíferas", claro.

Ficou assim:


A sobra inferior é proposital e provisória.

Agora vamos começar a pensar do outro lado do braço. Inicialmente, traçamos uma linha de centro, assim como feito no dia 2. A diferença é que, como o braço não estava cortado e tupiado naquele momento, com a régua na perpendicular era possível achar todas as medidas. Hoje, foi preciso colocá-la na diagonal, apoiando o zero em um lado e inclinando até achar alguma medida de exata divisão.


Réguas e a linha central.

Com um esquadro mirado no centro, traçamos 3 linhas para o tróculo, que é a região onde o braço deve ser parafusado no corpo. A partir do final da madeira do braço: 7,5 cm, 8,5 cm e 13 cm.


Esquadro e as linhas perpendiculares.

Na outra extremidade, deixamos as medições de lado para desenhar à mão livre a junção entre o headstock e a parte traseira do braço. Ao longo de toda escala, onde pressionamos as notas, a região onde apoiamos a mão será arredondada posteriormente. Foram necessárias muitas tentativas e o auxílio do professor até ficar bom.


♫ She told me she worked in the morning and started to laugh ♫

Nenhum comentário:

Postar um comentário